Notícias

Os perigos do imóvel alugado sem intermediação

  • Imobiliário Paraná
  • 3 de set. de 2020
Os perigos do imóvel alugado sem intermediação

Negociar diretamente com o inquilino ou proprietário pode parecer uma alternativa fácil na hora de alugar um imóvel. 

No entanto, o processo de locação vai muito além de visitar o imóvel, combinar preços, prazos e pegar as chaves.

 É um relacionamento que exige experiência e conhecimento e, sem o auxílio de um corretor ou imobiliária, locatários e locadores podem enfrentar muitos problemas. Veja alguns deles:

1 - Confiar em acordos verbais

Não importa o nível de amizade ou conhecimento que você possa ter com o locador ou locatário. Nunca confie em acordos verbais, firmados no fio do bigode, como diz o dito popular.

Uma locação segura deve ser intermediada por um profissional experiente, observando as regras da legislação vigente. Isso reduz dores de cabeça durante o período de locação e na desocupação do imóvel. 

2 - Falhas contratuais 

A falta de um contrato pode acarretar em complicações futuras como inadimplência, danos causados pelo mau uso do imóvel, cobranças indevidas, falta de assistência do locador, rescisão do contrato sem aviso prévio, etc.

3 - Falta de garantias

A garantia locatícia, mais conhecida como fiança protege o proprietário de uma eventual falta de pagamento. Para que esse recurso seja eficiente é preciso de uma consultoria especializada. Hoje além da figura do fiador, há diversas opções para fiança como seguro-fiança, título de capitalização, depósito ou cheque caução.

4 - Falta de vistoria

Numa vistoria, todos os detalhes do imóvel são relacionados, ficando o locatário responsável por devolvê-lo assim como encontrou.

Até furos na parede são considerados uma alteração que deve ser reparada pelo locatário do imóvel, desde que a vistoria preveja isso.

A vistoria é muitas vezes desprezada no processo de locação não intermediado por um profissional. A falta desse procedimento pode acarretar em avarias não reparadas e cobranças injustas no momento da desocupação. 

Na hora de locar ou alugar, fuja dos riscos e procure ajuda especializada. 

Imobiliária
Anuncie seus imóveis aqui!