Notícias

COLUNA - O crescimento do financiamento imobiliário durante a pandemia

  • Marcos Willens
  • 15 de jun. de 2020
COLUNA - O crescimento do financiamento imobiliário durante a pandemia

Em divulgação realizada no início deste mês, a ABECIP (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) apresentou os números relacionados a financiamentos imobiliários concedidos em abril. Chamou a atenção o crescimento de 22,6% no volume de financiamentos, comparado ao mesmo período do ano passado.

O resultado de abril sugere que a crise do novo coronavírus  teve impacto muito pequeno ou até mesmo neutro sobre o crédito imobiliário. Desde o início da pandemia, as instituições financeiras têm buscado alternativas para não sofrerem impactos. Com isso as formas de concessão e negociação têm ficado melhores e menos burocráticas, as taxas estão em um patamar justo e é possível contratar financiamento com carência de até seis meses.

Esses diferenciais vêm atraindo cada vez mais compradores, sendo que a vantagem não é só para quem deseja sair do aluguel e ter um imóvel próprio, mas também para investidores.

O crescimento dos financiamentos ocorre pela combinação das vantagens oferecidas pelas instituições financeiras e boas ofertas de imóveis no mercado. Estávamos saindo de uma grande crise no setor e os preços já estavam atrativos. Tínhamos clientes pesquisando imóveis, ajustando o orçamento que encontram agora proprietários mais dispostos negociar.

Outro ponto digno de registro é a queda da rentabilidade das demais aplicações financeiras impulsionando as pessoas a procurarem investimentos mais seguros, como Os imóveis. Já é possível perceber muitos investidores financiando aquisições na planta, projetando retornos futuros com esses imóveis.

Em síntese, há oportunidades únicas surgindo com a crise, sendo que a aquisição de um imóvel por meio de financiamento é uma dessas. Os números mostram uma tendência: quem pode financiar e se beneficiar das condições deste momento deve aproveitar.

A pandemia vai passar, a economia vai retomar o crescimento e todos nós vamos precisar de imóveis para morar. Então faça suas análises e bons negócios!

Imobiliária
Anuncie seus imóveis aqui!